site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Secult Goiás promove oficina de conservação de livros0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 04/08/2020 13:33

 

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) realiza oficinas virtuais sobre conservação de acervos. As aulas são ministradas por profissionais do Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS-GO). A iniciativa faz parte do projeto “Cultura em Casa”, que tem disponibilizado entretenimento cultural em diversas frentes por meio de suas redes sociais.

 

Os vídeos das aulas de conservação são postados quinzenalmente no canal da Secult Goiás no YouTube. A primeira oficina ensinou a higienizar coleções fotográficas e a segunda, traz orientações para limpeza e preservação de livros. Ambas demonstram a forma mecânica de conservação (sem uso de materiais químicos) adotada pelo MIS em seu próprio acervo. Quem ensina os métodos é a conservadora de acervos museológicos do MIS Vitória Bandeira.

 

“Além de compartilhar conhecimento sobre a rotina museológica interna, a série de oficinas objetiva incentivar as pessoas a preservarem corretamente seus objetos particulares que, embora não sejam museológicos, são carregados de valor afetivo”, ressalta Keith Valéria Tito, gerente de Museus, Centros Culturais e Galerias da Secult Goiás.

 

Com o projeto, o MIS também conscientiza o público quanto aos bastidores das exposições, que se dá nas reservas técnicas. “A rotina de conservação é mais interna. Por exemplo, numa exposição fotográfica não é apenas colocar a fotografia na parede. Ela passa por todo um processo até chegar a essa parede e ser vista pelo público”, conta Keith Valéria.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]