site logo
 

PUBLICIDADE

img

Sérgio Vaz e Xico Sá participam de evento em Goiânia0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 26/10/2021 01:15

 

Depois de receber Ignácio de Loyola Brandão e Fabrício Carpinejar, o projeto Diálogos Contemporâneos receberá em Goiânia Sérgio Vaz e Xico Sá.  Os dois encontros ocorrerãoo, respectivamente, na segunda-feira (25/10) e na terça-feira (26/10), presencialmente no Teatro Goiânia, às 19 horas. O ingresso será gratuito, distribuído na bilheteria do teatro, 60 minutos antes da abertura, obedecendo a ordem de chegada das pessoas ao teatro. Todas as normas de prevenção contra o Coronavírus serão seguidas conforme recomendações das autoridades sanitárias, por isso o uso de máscaras pelo público será obrigatório durante todo o evento. Além da abertura do teatro ao público, serão feitas transmissões ao vivo pelo YouTube. Os encontros contarão com interpretação em Libras. O Teatro Goiânia oferece estrutura acessível para pessoas com deficiência.

 

Sérgio Vaz, poeta e agitador cultural, falará sobre “a literatura que vem da periferia”, com mediação de Renata Caetano. Já Xico Sá, escritor, jornalista e cronista do jornal El País e do Diário do Nordeste, fará uma conferência sobre “Mundo digital e sociedade em rede - As mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação”. Nina Soldera é quem fará a mediação.

 

O Projeto Literário Diálogos Contemporâneos é realizado pela primeira vez em Goiânia pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura, com o apoio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com recursos de emenda parlamentar do Deputado Rubens Otoni e a organização da F2 Produção.

 

Sobre os autores e as conferências

 

Sérgio Vaz é autor de oito livros, co-fundador do Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia). Foi eleito pela revista Época em 2009 um dos 100 brasileiros mais importantes do País. Em sua conferência “a literatura que vem da periferia”, discutirá sobre uma cultura que afirma seus valores e sua identidade com novas expressões artísticas e narrativas literárias que vêm das periferias das grandes cidades:  do hip-hop às publicações poéticas, do funk aos saraus. Compreender as realidades de favelas, bairros e de comunidades excluídas e marginalizadas economicamente, demanda conhecer de perto as expressões que não estão na grande mídia e nem adentraram o show business.

 

Já Xico Sá participou dos programas de TV "Amor e Sexo" e "Saia Justa". É autor de dezenas de livros, sendo sua obra mais recente "Crônicas para Ler em Qualquer Lugar". Em sua conferência, argumentará como o fenômeno da internet criou um novo mundo, com o uso crescente de redes sociais e de plataformas de compartilhamento de dados, conteúdos audiovisuais e informações, controlados por grandes empresas e seus algoritmos. Diante dessa nova realidade, as mídias tradicionais como jornal, cinema, rádio, TV e a publicidade como conhecíamos vivem um momento de transição. Há um novo mundo na cibercultura, com modelos de negócios e de interação social ainda a serem compreendidos.

 

Próximos diálogos

 

O evento reunirá, ao todo, dez encontros com os autores convidados - consagrados como escritores premiados no Brasil e no exterior - abordando temas relacionados às suas obras literárias, que ocupam o pensamento contemporâneo do mundo, em tempos de guerras, polarizações políticas e pandemia. O projeto ainda traz para Goiânia os seguintes convidados: Mary Del Priore, no dia 15 de novembro, falará  sobre “A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira.” Fernando Morais, no dia 16 de novembro, fará uma conferência sobre “Guerras culturais - corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade”. 

 

Já Elisa Lucinda falará no dia 22 de novembro sobre “Empatia e solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito”.  O tema da fala de Renato Janine Ribeiro, no dia 23 de novembro, é “Espiritualidade, metafísica e religiosidade no Brasil contemporâneo”. Já Mario Prata fala no dia 29 de novembro sobre “O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens”. Encerrando o projeto no dia 30 de novembro, Tereza Cruvinel fará uma conferência sobre “Cenários para um mundo pós-pandemia - O fim do século XX e o futuro que nos espera”.

 

A iniciativa é voltada para estudantes, intelectuais, artistas, trabalhadores da cultura, professores, jornalistas, gestores públicos, agentes de leitura, dentre outros; adolescentes, a partir de 14 anos, e adultos de todas as idades.

 

SERVIÇO:

 

Diálogo 3 – Convidado: SÉRGIO VAZ

Tema: A literatura que vem da periferia

Mediadora: RENATA CAETANO

Data: 25/10/2021 – 2ª feira – TEATRO GOIÂNIA - 19h00

 

Diálogo 4 – Convidado: XICO SÁ

Tema: Mundo digital e sociedade em rede - As mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação

Mediadora: NINA SOLDERA

Data: 26/10/2021 – 3ª feira – TEATRO GOIÂNIA - 19h00

 

Próximos diálogos

 

Diálogo 5 – Convidada: MARY DEL PRIORE

Tema: A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

Mediadora: SILVANA BELINE

Data: 15/11/2021 - 2ª feira – TEATRO GOIÂNIA – 19h00

 

Diálogo 6 – Convidado: FERNANDO MORAIS

Tema: Guerras culturais - corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade

Mediador: BRUNO PEIXOTO

Data: 16/11/2021 – 3ª feira – TEATRO GOIÂNIA - 19h00

 

Diálogo 7 – Convidada: ELISA LUCINDA

Tema: Empatia e solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito

Mediador: WELLINGTON DIAS

Data: 22/11/2021 – 2ª feira – TEATRO GOIÂNIA - 19h00

 

Diálogo 8 – Convidado: RENATO JANINE RIBEIRO

Tema: Espiritualidade, metafísica e religiosidade no Brasil contemporâneo

Mediadora: ROSY CARDOSO

Data: 23/11/2021 – 3ª feira – TEATRO GOIÂNIA - 19h00

 

Diálogo 9 – Convidado: MARIO PRATA

Tema: O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens

Mediador: JULIO VANN

Data: 29/11/2021 – 2ª feira – TEATRO GOIÂNIA - 19h00

 

Diálogo 10 – Convidada: TEREZA CRUVINEL

Tema: Cenários para um mundo pós-pandemia - O fim do século XX e o futuro que nos espera

Mediadora: CLAUDIA NUNES

Data: 30/11/2021 – 3ª feira – TEATRO GOIÂNIA – 19h00

 

Ingressos: GRATUITOS (Distribuídos com 60 minutos de antecedência, na bilheteria do Teatro Goiânia)

 

ATENÇÃO!

As normas de segurança contra Covid-19 serão rigorosamente respeitadas, portanto a capacidade do espaço será reduzida e será obrigatório o uso de máscaras por todos os presentes.

 

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]