site logo
 

PUBLICIDADE

img

Solistas da OSJG apresentam 'As Quatro Estações'0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 11/09/2020 02:55

 

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) realizará no sábado (12/09), às 18h, o concerto “As Quatro Estações”. A apresentação fará parte da Temporada Digital Ressignificar e será transmitida pelo Facebook.  

 

“As Quatro Estações” é a peça mais famosa do compositor italiano Antonio Vivaldi, que reúne quatro concertos para violino e Orquestra, compostos em 1723, sendo também uma das peças mais populares da música, no período Barroco. Este será o terceiro concerto da temporada e trará os solistas Tiago Biscaro, Gustavo Henrique, João Pedro e Eliézer Miranda, sob regência do maestro titular e diretor artístico da OSJG, Eliel Ferreira.

 

Segundo o spalla da OSJG, Tiago Biscaro, trata-se de concertos que representam musicalmente as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. “Esses concertos fazem parte de uma série chamada ‘O desafio da Harmonia e da Invenção’. Essa obra com certeza foi um marco histórico, pois ao contrário da maioria dos concertos de Vivaldi, esses vinham acompanhados por um soneto ilustrativo, provavelmente escrito pelo próprio Vivaldi e eram impressos na parte do primeiro violino, cada um sobre o tema da respectiva estação”, afirma.

 

“Como Vivaldi foi também um excelente músico violinista, teve a sensibilidade e a capacidade de transmitir a ideia de sons cotidianos para suas composições. Por exemplo, o cantar dos pássaros e o latir do cachorro, na primavera; as tempestades se aproximando como detalhe no soneto do verão; o camponês embriagado, celebrando a boa colheita, como podemos ver no outono; e até mesmo o bater dos dentes, tremendo de tanto frio, como é relatado no soneto do inverno”, comenta Tiago.

 

De forma geral, a música é uma das artes que mais consegue extrair emoções do ser humano. “Mesmo você não entendendo o contexto ou o que o compositor quer passar (não estou falando apenas de erudito e sim de qualquer outro tipo de música, do MPB, do sertanejo, entres outras, e refiro-me à música sem letra, porque a música com letra deixa claro a mensagem), a gente se emociona. Porque é muito simples para a música tirar esse tipo de sentimento de nós”, avalia o violinista Eliézer Miranda.

 

Tendo como base a importância da música na vida do ser humano, a OSJG desempenha um importante papel na formação de grandes músicos. “Ela tem em seu âmago uma grande estrutura para fornecer aos seus alunos: um auxílio, que é o Bolsa Artista, que ajuda em tudo e na compra de materiais para os instrumentos, assim como ela também tem um grande papel educacional para a produção de futuros profissionais. A Orquestra sempre foi um grande amparo para os músicos, auxiliando não só economicamente, mas também na construção, como uma base, para vários músicos se destacarem no mercado de trabalho”, pontua o violinista Gustavo Henrique.

 

João Pedro, também violinista da OSJG, avalia a importância da Orquestra em sua carreira. “Eu recebi o convite do maestro para solar uma das estações de Vivaldi e para mim está sendo uma experiência de muito aprendizado, desde o preparo do repertório, até os ensaios. Está sendo uma experiência muito incrível por ser uma das primeiras vezes que eu solo com uma grande Orquestra”, relata.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]