site logo
 

PUBLICIDADE

img

SPCD anuncia programação online até 10 de julho0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 29/06/2020 01:08

 

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), dirigida por Inês Bogéa, divulga as atividades online da campanha #SPCDdigital para a quinzena até 10 de julho. A programação ocorre em todas as redes sociais da SPCD: Facebook (@spciadedanca), Instagram (@saopaulociadedanca), Twitter (@spciadedanca) e YouTube (São Paulo Companhia de Dança).

 

A partir do dia 03/07, às 18h, o público poderá conferir a íntegra de uma obra marcante do repertório da SPCD: O Sonho de Dom Quixote, criada especialmente por Márcia Haydée para a Companhia, em 2015.

 

A coreógrafa brasileira partiu do original de Marius Petipa (1818-1910), inspirado em um capítulo do livro de Miguel de Cervantes (1547-1616), para levar ao palco essa obra colorida, vibrante e com muito humor, na qual Dom Quixote vive suas aventuras visionárias e parte em busca de sua amada Dulcineia. Imagens de Candido Portinari (1903-1962), poemas de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) e a trilha sonora de Ludwig Minkus (1826-1917) e Norberto Macedo (1939-2011) ajudam a contar a história.

 

O espetáculo ficará disponível gratuitamente, para visualização sob demanda, por 15 dias. Ao fim do período, uma nova criação entrará em cartaz sempre às sextas-feiras.

 

A estreia de O Sonho de Dom Quixote será antecedida por minidocumentários que apresentam bastidores e curiosidades sobre essa criação. Eles irã ao ar nas redes sociais da Companhia a partir do dia 01/07.

 

As crianças também serão contempladas com o lançamento do quarto episódio do podcast Contos do Balé, inspirado no livro Outros Contos do Balé, escrito por Inês Bogéa e publicado pela Editora SESI-SP. Dessa vez, Inês e Rodolfo Dias Paes (DiPa) narram a história tradicional do balé O Pássaro de Fogo, que apresenta o encontro de um jovem príncipe com um ser mágico. Para ambientar esta história narrada há uma sonorização especial com sons da floresta, de explosão... e pequenos trechos da música de Igor Stravinsky (1882-1971). Vale lembrar que o coreógrafo Marco Goecke criou um duo contemporâneo inspirado neste conto e na música de Stravinsky. Este duo faz parte do repertório da São Paulo Companhia de Dança.

 

Com novos episódios lançados sempre na primeira sexta-feira de cada mês, o podcast apresenta contações de grandes histórias de clássicos do balé de repertório. Os conteúdos ficam disponíveis no canal da SPCD no YouTube e nos principais tocadores de áudio online.

 

Quem quiser se aprofundar no repertório da dança, poderá participar de live no dia 08/07, às 19h, com Renata Peraso, bailarina da SPCD. Na ocasião, ela comentará trechos de The Seasons (2014), assinada pelo coreógrafo canadense Édouard Lock. A criação procura revitalizar o sentido da memória da dança: cada gesto tem seu correspondente em um movimento da luz, que corta o espaço como se editasse ao vivo o que se vê. O gestual oscila entre movimentos vigorosos e de muita suavidade, em uma velocidade instigante.

 

Renata dividirá a live com Vinícius Vieira, que também participou do processo de criação do trabalho. Durante o bate-papo ao vivo, que ocorre no perfil da Companhia no Instagram, os dois interagem com o público e respondem a perguntas.

 

Com vagas esgotadas menos de 24 horas após o anúncio de sua primeira edição, a Oficina de Técnica de Palco: Montando La Sylphide ganhará edição extra no dia 10/07, às 15h30, de modo virtual, pelo aplicativo Zoom. A condução é do Gerente Técnico da Companhia, Luiz Antônio Dias (Titão), e a mediação é do Técnico de Som da SPCD, Rodolfo Dias Paes (DiPa).

 

Nesta atividade, os inscritos irão conhecer os desafios técnicos da montagem de um grande balé de repertório e entender como o uso de maquinarias e iluminação ajuda a criar o clima de magia que envolve o público no teatro. O link de acesso será enviado por e-mail aos participantes. Para receber as instruções de acesso, basta se inscrever gratuitamente, a partir de 26/06, no site www.spcd.com.br/inscricoes.php. As vagas serão limitadas.

 

O selo #SPCDdigital abrange ainda o fortalecimento do streaming dos documentários Figuras da Dança, que apresentam a história da dança no País a partir de depoimentos em primeira pessoa de grandes personalidades da área. Neste período, serão destacados documentários com Marilena Ansaldi e J.C. Violla. .

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]