site logo
 

PUBLICIDADE

img

Teatro gratuito: Quando se Abrem os Guarda-Chuvas0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 20/06/2018 06:58

 

Layza Vasconcelos


O espetáculo “Quando se abrem os guarda-chuvas” terá novas sessões em Goiânia, pelo projeto Quartas de Guarda-Chuvas. A primeira delas será no dia 20 de junho, às 20h, no Edelweiss Café e Bar, com entrada franca. O projeto, apoiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e produzido pela Plano V Eventos e Cultura, prevê exibições em diferentes espaços da capital, sempre às quartas-feiras, seguido de debate entre artista e público.

 

A ação, caracterizada como uma temporada teatral circulante, tem o propósito de contemplar públicos diversificados, criando uma agenda teatral em Goiânia com maior duração e com apresentações em diferentes espaços da capital. Todas as apresentações são gratuitas.

 

A diversidade de plateias também se relaciona com a pluralidade dos espaços cênicos que estão sendo utilizados, como no caso do LACENA - Teatro Laboratório da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás; ou do Espaço Vera Cult, que fica no Setor Vera Cruz; e ainda o Espaço Sonhus, no centro de Goiânia; e a própria Plano V Eventos e Cultura, sede da produtora que realiza este projeto. 

 

O monólogo Quando se Abrem os Guarda-Chuvas tem a atuação de Fernanda Pimenta, que também é coautora da obra; a direção da espanhola Elena Diego e a dramaturgia do carioca João Pedro Fagerlande. Sua estreia ocorreu em 2011 e desde então tem conquistado plateias brasileiras e estrangeiras, com um trabalho de teatro físico e poético, que é ao mesmo tempo melancólico e cômico, lírico e áspero, contundente e apaziguador.

 

A oralidade é o ponto de partida da personagem Conceição, uma viúva de mais de 70 anos, que se relaciona com a plateia de uma maneira calorosa, falando de seu dia-a-dia de pessoa idosa, que viu seu mundo se transformar aos poucos, sem que tivesse o controle dos caminhos que a fizeram chegar até ali. A espevitada figura fala em futuro, em desejos, em como se relaciona com um mundo cada vez mais veloz e tecnológico, e certifica a audiência de sua autonomia e capacidade de se apropriar de tudo isto que agora a rodeia, inclusive sua vontade de novamente amar. Em um decorrer de espetáculo penumbroso e de energia crescente, Dona Conceição contracena com suas memórias e com personagens que estão do outro lado da ligação, do espelho ou das redes sociais, e as traz tão vividamente para a cena, que chegamos a ouvir suas vozes. Ou seja, quando Dona Conceição abre seu guarda-chuva é tão somente para sair mundo afora, caminhando em direção a um futuro que ainda pode lhe reservar muitas surpresas.

 

Serviço:
20/06 – Edelweiss Café e Bar, Rua R2, n 78, Setor Oeste.

Horário: às 20h

 

27/06 –  LACENA - Teatro Laboratório da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, Av. Esperança s/n - Campus Samambaia.
Horário: às 19h

 

04/07 – Espaço Vera Cult, Setor Vera Cruz, Rua Valdir Azevedo, Quadra 186, Lote 13,  Conjunto Vera Cruz II, Quinta Etapa
Horário: às 20h

 

25/07- Espaço Sonhus, Rua 18, Setor Central ( dentro do Colégio Lyceu)
Horário: 20h

 

01/08 - Plano V Eventos e Cultura,  Rua 10, n 349, Centro
Horário: 20h

 

Entrada franca (contribuições voluntárias e espontâneas serão bem-vindas)

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]