site logo
 

PUBLICIDADE

img

Trupe dos Cirandeiros faz espetáculo no Teatro IFG0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 17/09/2019 08:50

 

A  Trupe dos Cirandeiros- Núcleo de Criação Artística/SEDUC irá apresentar o espetáculo “Corderama” na quinta-feira (19), às 20 horas, no Teatro IFG, no Setor Central. A peça terá entrada franca. 

 

“Corderama” será uma saudação da Trupe dos Cirandeiros/Seduc aos cordelistas e menestréis da cultura popular brasileira. Fruto de uma imersão no universo da literatura de cordel, o espetáculo evoca a pluralidade cultural e a tradição da poesia do povo, dos grandes violeiros, cantadores, repentistas e poetas nordestinos. Das sagas do cangaço, das pelejas amorosas, fábulas fantásticas e confrontos políticos, o cordel proclama, com lirismo e grandeza, a poética e a representatividade do povo brasileiro, nascidas da lida e da luta do oprimido. Recortado com cantigas e danças populares, o espetáculo apresenta uma trupe de artistas em busca de uma nação reconhecedora de sua história e cultura.

 

O espetáculo percorre a extensa gama de elementos da cultura popular nordestina, como os desafios dos cantadores; os ritmos e danças populares, o teatro de mamulengos; bem como reflete a influência icônica dos olhares imagéticos de Sebastiao Salgado e da beleza flagelada das telas de Cândido Portinari. Dessa forma, a montagem propõe levar ao espaço teatral um lugar/espaço configurado pelas diferentes linguagens que perpassam por um processo de ancestralidade e reconhecimento, edificando, enfim, possibilidades múltiplas de leituras semióticas alegóricas da cultura na qual se inserem. 

 

A trupe dos Cirandeiros é uma iniciativa do Centro de Estudo e Pesquisa - Ciranda da Arte/Seduc, formado por artistas/professores licenciados em Artes Cênicas da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte que tem por meta criar repertórios/espetáculos que ampliem o universo artístico do estudante e, ao mesmo tempo, possibilitem o desenvolvimento de metodologias interdisciplinares para os professores. O grupo foi criado em 2008.

 

O roteiro do espetáculo é de Altair de Sousa, Rodrigo Mota, Gabriela Lima e Hilton Junior. No elenco estão Hilton Junior, Ivone Cruz, Gabriela Lima e Rodrigo Mota. 

 

Serviço: 
“Corderama”

Trupe dos Cirandeiros/ Seduc (GO)
Data: 19/09
Horário: 20h
Local: Teatro IFG, Rua 75, 2-186 - Setor Central
Entrada franca
Gênero: Teatro Popular
Classificação: livre
Duração: 50 minutos

“Corderama” será uma saudação da Trupe dos Cirandeiros/Seduc aos cordelistas e menestréis da cultura popular brasileira. Fruto de uma imersão no universo da literatura de cordel, o espetáculo evoca a pluralidade cultural e a tradição da poesia do povo, dos grandes violeiros, cantadores, repentistas e poetas nordestinos.

Serviço: 
“Corderama”

Trupe dos Cirandeiros/ Seduc (GO)
Data: 19/09
Horário: 20h
Local: Teatro IFG, Rua 75, 2-186 - Setor Central
Entrada franca
Gênero: Teatro Popular
Classificação: livre
Duração: 50 minutos

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]