site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Unidades da Secult Goiás celebram o Dia Nacional do Fanzine0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 10/10/2019 09:01

 

Em comemoração ao Dia Nacional do Fanzine, celebrado em 12 de outubro, a Biblioteca Estadual Pio Vargas e a Gibiteca Jorge Braga irão realizar programação especial nesta quinta-feira (10). As atividades serão gratuitas e abertas à comunidade. 

 

O evento começará às 14 horas, no Centro Cultural Marietta Telles Machado, onde funcionam as unidades, com visita guiada e explanação sobre o funcionamento e serviços oferecidos pelos espaços. Na sequência, haverá palestra sobre a importância dos Fanzines para as histórias em quadrinhos e seus processos criativos, proferida por Gazy Andraus, com abertura de Rubem Ramos e mediação de Adriana Mendonça, tendo como palco a Gibiteca Jorge Braga.

 

Na palestra, o público poderá conhecer e entender um pouco mais sobre a Fanzine, uma publicação não profissional e não oficial, produzido por entusiastas de uma cultura particular fenômeno. O termo foi criado em outubro 1940, por Russ Chauvenet, e popularizado dentro de fãs de ficção científica, posteriormente adotado por outras comunidades.

 

O professor e Doutor Gazy Andraus é quadrinista e pesquisador brasileiro de histórias em quadrinhos. Como autor, produziu diversos fanzines e HQs, especialmente no que convencionou-se chamar de "quadrinhos poético-filosóficos" (que também contam com produções de autores como Flávio Calazans e Edgar Franco). Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista.

 

Como quadrinista, publicou em fanzines e revistas internacionais como o zine francês "La Bouche du Monde nº. 7 e nº. 8 e publicações brasileiras tais como QI, Barata, Matrix, Ideário, Mandala, Fêmea Feroz, Metal Pesado e Brasilian Heavy Metal.

 

Na área de pesquisa, escreveu diversos livros e capítulos sobre quadrinhos e fanzines. Em 2007, ganhou o 19º Troféu HQ Mix na categoria de "melhor tese de doutorado" por sua pesquisa As histórias em quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário, defendida na Universidade de São Paulo.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]