site logo
 

PUBLICIDADE

img

Vila Cultural Cora Coralina é inaugurada em Goiânia0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 31/10/2013 13:12


O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo - Agência Goiana de Turismo, inaugurou hoje, dia 31, a Vila Cultural Cora Coralina, ao lado do Teatro Goiânia. Participaram da solenidade o governador Marconi Perillo, a senadora Lúcia Vânia, o ex-prefeito de Goiânia, Nion Albernaz, o presidente da Goiás Turismo, Aparecido Sparapani, e a diretora de Infraestrutura e Operações Turísticas da Goiás Turismo, Sandra Méndez, entre outros. O público terá acesso ao local a partir de amanhã, dia 1º, às 10h. 

O investimento no espaço foi de R$ 12 milhões, sendo 90% provenientes do Ministério do Turismo e 10% de contrapartida do Governo Estadual. A liberação dos recursos e a fiscalização das obras foram realizadas pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Inicialmente, estarão em funcionamento na Vila Cultural a Sala de Exposições Antônio Poteiro; a Sala Multimídia João Bênio, com capacidade para 50 pessoas; o Espaço Sebrae de Artesanato; o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e; no, Salão Principal, a  Exposição Multimídia “Goiânia 80 anos”. A exposição ocupará mais de 500m² da área, com instalações interativas e que vão trazer à Capital um novo conceito de mostra, totalmente digital.  Posteriormente, o salão onde estará montada a exposição “Goiânia 80 anos” dará lugar ao Museu de Goiânia e Art Déco e Biblioteca. Vale ressaltar que este será o primeiro museu no Brasil dedicado ao Art Déco. 

No nível térreo, uma praça servirá como espaço de convivência, projetada com o cuidado para deixar à mostra a bela visão do Teatro Goiânia. Serão instalados tótens retroiluminados, que compõem o ponto alto da praça.

A obra, que vai contribuir de forma expressiva para a revitalização do Centro de Goiânia, tem por objetivo intensificar a vida cultural e turística da capital. Todos
poderão usufruir do espaço para lazer, conteúdos culturais e informações. No local, os turistas também terão informações sobre Goiânia e os principais destinos turísticos do Estado.
 
A exposição
A exposição “Goiânia 80 Anos” está segmentada em cinco temas: Arquitetura/história, Gastronomia, Cultura, Natureza e Pessoas. Em Arquitetura/história será tratada a forte influência da arquitetura na cidade, principalmente o Art Déco. A partir dos principais espaços arquitetônicos da cidade, são apresentados os seus momentos históricos.

Já para falar da gastronomia, foi utilizada uma brincadeira interativa, na qual é possível escolher um prato e assistir a um vídeo sobre ele. Textos e imagens também são utilizados para tratar do tema. 

Em Cultura, duas telas esão disponíveis para que o visitante possa navegar entre artes plásticas, musica e literatura. Uma instalação lúdica com duas projeções interativas apresenta uma brincadeira com palavras, usando a sombra do visitante. Palavras projetadas formam frases de textos de Cora Coralina. 

Já no espaço dedicado ao tema natureza, uma multiprojeção contemplativa, com mais de nove metros e cerca de cinco minutos de duração, apresenta as belezas naturais da região. O artesanato local está exposto em vitrines, que trazem amostras de peças que retratam como o homem pode trabalhar a natureza. 

Em pessoas, três totens exibem depoimentos gravados com pessoas que nasceram ou vivem em Goiânia, falando sobre o passado, presente e do futuro da cidade. Em cada um dos pilares, o visitante pode gravar um depoimento sobre o tema. Em um deles haverá um iPad embutido, pelo qual o visitante poderá tirar uma foto na exposição e encaminhar para o seu email e redes sociais.

Além disso, elementos do cotidiano estão dispostos em vitrines, apresentando objetos que fazem parte da identidade do povo de Goiânia, como camisas de times de futebol locais, escudos de escolas tradicionais, entradas de cinemas e teatros, bilhetes de ônibus, dentre outros.

A curadoria da exposição é da carioca Maria Clara Rodrigues, que tem em seu portfólio trabalhos relevantes, como o recente Museu de Arte do Rio (MAR). A criação e o desenvolvimento tecnológico da empresa 32 Bits (RJ), também responsável por instalações no Museu da Língua Portuguesa (SP), Museu de Arte Sergipana e MAR.

O projeto da Vila Cultural Cora Coralina é de autoria do arquiteto goiano Luiz Fernando Cruvinel Teixeira. A construtora responsável pelas obras é a CCB.

Serviço:
Abertura ao público: a partir de 01/11 (sexta-feira)
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 10h às 17h. Finais de Semana: 09h às 14h.
Local: Entrada pelas escadarias da Rua 23, Centro e pela Avenida Tocantins (atrás do Teatro Goiânia). Idosos e portadores de necessidades especiais terão acesso pelo elevador.
 
 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]