site logo
 

PUBLICIDADE

img

Vila Cultural Cora Coralina recebe 3 exposições simultâneas0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 18/05/2023 01:25

 

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), inaugura nesta quinta-feira (18), às 18 horas, três exposições simultâneas com obras dos artistas Leandro de Araújo Moura, José Alecrim e Aissi Kárita.

 

As mostras ‘Vestígios, Perfis Originários - Retratos a Lápis de Um Brasil Ancestral’ e ‘Afrofuturar - Caminho Ancestral’ estarão expostas na Grande Sala, com visitação pública até dia 30 de junho e entrada gratuita.


A exposição ‘Vestígios’, de Leandro de Araújo Moura, tem curadoria de Andrés I. M. Hernández, e traz na obra parte do embate preliminar entre tradição e modernidade flertando com o realismo fantástico, suscitando o estranhamento por meio da provocação surrealista.

 

Composta por 11 impressões em tecido transparente, além de objetos coletados e áudio incidental, a exposição exibe imagens realizadas no ano de 2021 a partir de fotografias feitas em residências em demolição no Setor Marista, construídas na década de 1970.


As mostras ‘Perfis Originários - Retratos a lápis de um Brasil ancestral’, de José Alecrim, e ‘Afrofuturar - caminho ancestral’, de Aissi Kárita, são realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.

 

O objetivo é descolonizar o olhar e trazer referências visuais afrocentradas e dos povos originários. Após período de exposição na Vila Cultural, os trabalhos irão percorrer escolas, de forma Itinerante. A proposta busca descentralizar a arte, tornando acessível a experiência da visitação de obras artísticas e estimulando os estudantes de todas as regiões do Estado.

 

Leandro de Araújo Moura tem formação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), e trabalhou com fotografia publicitária por 20 anos. Uma necessidade inata de investigação das profundezas da alma dirige a pesquisa artística do artista que também tem o tempo como forte protagonista. Utiliza como mídia a fotografia, cerâmica, monotipia e instalação.

 

Aissi Karita é arte/educadora, ilustradora, bacharelada e licenciada em Artes Visuais/Licenciatura, e mestra em Arte e Cultura Visual, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Ilustrou o livro “Contribuições da Diáspora Africana”, na Cultura Brasileira, é integrante do Grupo TeCer: Território Cerrado e atua como professora formadora.

 

José Alecrim é indígena. Sua família tem origem de Kanela (Barra do Corda - MA) e ascendência Krahô. Designer graduado pela Pontifica Universidade Católica (PUC GO) e pós-graduando em ensino de Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Seu trabalho tem foco na educação antirracista, visualidade, multidiversidade dos povos indígenas, migrações, retomadas e presença dos povos indígenas nas cidades.

 

A Vila Cultural disponibilizará visita guiada com os artistas sobre o processo de criação e importância cultural das obras, que poderão ser agendadas pelo telefone (62) 3201-9863, ou por e-mail.

 

Se essa última opção for escolhida, deverá ser indicado o número de pessoas envolvidas e o contato do responsável por acompanhar o grupo até o espaço, além dos horários disponíveis abaixo.  


As visitas serão realizadas nas respectivas datas e horários:
30/05 – Terça-feira: 10h e 15h
06/06 – Terça-feira: 10h e 15h
13/06 – Terça-feira: 10h e 15h
20/06 – Terça-feira: 10h e 15h


SERVIÇO

Exposições na Vila Cora Coralina
Abertura: Quinta-feira (19/04), às 18h

Onde: Grande Sala, Vila Cultural Cora Coralina

Endereço: Rua 3, Setor Central, Goiânia
Visitação: de 2ª a 6ª, das 9h às 17h
Entrada gratuita

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]