“Além das Máscaras” promove reflexão sobre inclusão e protagonismo de artistas com deficiência

04/06/2026 | 0 comentários
#

No próximo dia 4 de junho, às 20 horas, o Teatro IFG Goiânia recebe o espetáculo “Além das Máscaras”, uma emocionante montagem que promove reflexões sobre inclusão, igualdade, capacitismo e respeito às diferenças por meio da arte. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, o espetáculo reúne teatro, música e dança em uma experiência sensível e inspiradora sobre identidade, pertencimento, coragem e humanidade.

Idealizado pela psicopedagoga e atriz Patrícia Delgado e dirigido por Wesley Neres, o projeto é organizado pelo Coletivo Aruá, com produção executiva de Laila Santoro, e tem como um de seus principais diferenciais o protagonismo de artistas com deficiência no palco. Com duração de 50 minutos, a montagem convida o público a enxergar além das aparências e compreender que todos compartilham sonhos, medos, desafios e desejos semelhantes.

A atriz Rafa Delgado, jovem artista com Síndrome de Down, interpreta a protagonista da história e conduz o público por uma jornada de descobertas, superação e transformação. Ao seu lado está seu inseparável companheiro, o papagaio, personagem vivido pela atriz Ivone Oliveira, além da presença marcante da mãe, interpretada por Aliene Martins. Juntos, os personagens levam o espectador a refletir sobre preconceito, aceitação, empatia e pertencimento, em uma narrativa que combina humor, emoção e delicadeza.

O espetáculo conta ainda com a participação da Clave de Down, grupo de música e musicalização inclusiva formado por artistas com Síndrome de Down e coordenado pelo professor Maxwell Amaral, e do grupo de dança Singular T21 – Arte para Todos, núcleo de dança inclusiva conduzido pela professora Sofia Valoz. A montagem também reúne o cantor Murilo Leal, artista autista e com baixa visão, a cantora Polly Campos, que contribui para a construção musical e emocional da obra, além da participação especial do pianista Luiz Wagner.

Com uma proposta artística que valoriza a diversidade e amplia o debate sobre inclusão social, “Além das Máscaras” reforça a importância do respeito às diferenças e da construção de uma sociedade mais acolhedora, onde cada pessoa possa expressar sua identidade sem barreiras ou preconceitos.

SERVIÇO:
Espetáculo: Além das Máscaras
Data: 4 de junho
Horário: 20h
Local: Teatro IFG Goiânia
Duração: 50 minutos
Realização: Coletivo Aruá

PUBLICIDADE Publicidade

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Os comentários estão desabilitados para esta notícia.