site logo
 

PUBLICIDADE

img

Exposição Cidade+Arte Acessível será na próxima semana0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 04/08/2022 20:44

 

Goiânia recebe, de 9 a 13 de agosto, a Exposição Cidade + Arte Acessível no Centro-Oeste, no SESC Faiçalville. Os objetivos são conscientizar as pessoas sobre as formas de exclusão vivenciadas pelas pessoas com deficiência e apontar soluções para uma sociedade mais diversa e empática. As visitações poderão ser feitas de terça a sexta, das 10 às 17 horas, na sede do Serviço Social do Comércio (SESC) de Goiânia, no setor Faiçalville e também no SESC na unidade de Anápolis.

 

A exposição é uma experimentação sobre o tema da acessibilidade, diversidade e inclusão em espaços culturais e urbanos através de instalações artísticas, experiência sensorial, conteúdo audiovisual acessível com LIBRAS, áudio descrição e protagonizado por pessoas com deficiência. 

 

Durante a programação, haverá ainda rodas de conversas no formato presencial, com transmissão on-line e mediação virtual de Lucília Machado mestra em Diversidade e Inclusão, jornalista, pessoa com deficiência, graduada em Comunicação Social e membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão - UFF Acessível.

 

Uma das participantes da roda é a presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA) Vanessa Dalla Dea, que também faz parte do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Envelhecimento (NEPEV/UFG) e da diretoria científica da Associação Síndrome de Down de Goiás.  Vanessa possui mais de 20 livros nas áreas de educação inclusiva, formação docente para inclusão, acessibilidade cultural, síndrome de down, educação, envelhecimento, práticas aquáticas e educação física. Também é pós-doutora em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (UFG).


Vanessa participa também do grupo de dança Diversus e segundo ela quando falamos de acessibilidade cultural não podemos esquecer da frase que vem dos movimentos das pessoas com deficiência “Nada sobre nós sem nós” ou seja é importante que essas pessoas participem dos processos criativos dos produtos culturais.


Outra presença confirmada para a roda de conversa é de Andreia Cristina de Lima, da Associação das Mulheres Deficientes Auditivas Surdas de Goiás (AMDASGO). Andreia é deficiente auditiva, natural de Brasília (DF), enfrentou dificuldades na comunicação na infância e era obrigada a oralizar, visto que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) ainda era proibida na época.  


O mesmo sentimento é compartilhado por Antônio José Ferreira, jornalista, deficiente visual e que foi o primeiro presidente da Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB). Antônio também esteve à frente da Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência e hoje é superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Goiânia.


Luana Katielly, também é presença confirmada na roda. Atriz, performer, pesquisadora cênica e licenciada em História pela Universidade Estadual de Goiás, tem sequelas decorrentes da deficiência física, mas que não a impediram de ser dançarina pelo grupo de dança Diversus, atriz do coletivo Tônus e Co-fundadora do Núcleo T-Triarte.

 

A Exposição Cidade Acessível + Arte Acessível no Centro–Oeste será realizada também na cidade de Anápolis, de 16 a 20 de agosto, no SESC Anápolis.  O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura/Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo e tem o patrocínio das empresas Sotreq e Mercer.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]