site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Festival exibe quatro animações goianas de forma online e gratuita0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 23/06/2022 00:11

 

Até o dia 09 de julho, os amantes do cinema de animação poderão conferir, de forma online e gratuita, quatro curtas-metragens goianos, dos mais diferentes estilos e temas, que já circularam por vários festivais nacionais e internacionais. São eles: O Retrato do MalO Evangelho Segundo Tauba e Primal e O Ogro, de Márcio Júnior e Márcia Deretti; e Insustentarte, de Thiago Ottoni. Os filmes integram a programação do Festival MMarte e estão disponíveis no canal do youtube da MMarte Produções, com legendas descritivas.

 

A curadoria da mostra é focada na produção audiovisual da MMarte Produções, que soma oito curtas-metragens autorais finalizados, sendo sete deles em animação, e três em produção. Sua estreia como produtora audiovisual aconteceu em 2011, com o lançamento de O Ogro, primeira adaptação de clássicos de HQ de terror nacional. Já O Retrato do Mal, sua produção mais recente, foi premiado como melhor filme de animação no 23º FICA e recentemente exibido em um evento de quadrinhos em Portugal.

 

A MMarte ainda é responsável pela realização do Dia Internacional da Animação, em Goiás, desde 2007; pelo projeto de formação Escola Goiana de Desenho Animado (EGDA) e pela publicação de quadrinhos e literatura, poesia e estudos sobre cinema, livrões em capa dura e zines em tiragem limitada.

 

Já o Festival MMArte contou ainda com três oficinas gratuitas na área de animação, que abordaram temas como a adaptação de histórias em quadrinhos para o cinema, a técnica da animação por meio da experimentação e o storyboard profissional com conceitos básicos de linguagem cinematográfica, e também a live "Reconstruindo o Cinema de Animação Brasileiro Pós-Pandemia", com participações de dois grandes nomes da animação brasileira: o gaúcho Otto Guerra e o mineiro Sávio Leite. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital de Audiovisual.

 

O Retrato do Mal (09 min 45 seg - 2021 – Goiânia - Dir. Márcio Júnior e Márcia Deretti): Por séculos muitos artistas têm sido vaidosos, arrogantes e pretensiosos. Mas ninguém como Gascon, que dedicou toda a sua existência à procura da obra-prima do horror. Baseado nos quadrinhos de Jayme Cortez.

O Evangelho Segundo Tauba e Primal (11 min e 35 seg - 2018 – Goiânia - Dir. Márcia Deretti & Márcio Júnior): “O Evangelho Segundo Tauba e Primal” parte da revolta do personagem Tauba com a violência e o caos da metrópole. Como alternativa, ele cria e realiza o projeto de uma cidade ideal, uma cidade-fortaleza-robô. O curta é uma alegoria sobre o embate entre duas perspectivas antagônicas acerca da vida.

Insustentarte (3 min e 40 seg - 2015 – Goiânia - Dir. Thiago Ottoni): O que é mais difícil de tolerar: toneladas de lixo despejadas no córrego de uma cidade ou os 5 minutos de fama de um castor?

 

O Ogro (8 min - 2011 – Goiânia - Dir. Márcio Júnior & Márcia Deretti): Uma floresta sombria, um castelo em ruínas, dois cavaleiros medievais e uma diabólica criatura de tempos imemoriais. Baseado na HQ de Antônio Rodrigues e Julio Shimamoto, legenda dos quadrinhos brasileiros.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]