site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Goiânia Mostra Curtas abre inscrições para filmes0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 15/05/2019 10:01

Maria Abdalla
 

O Icumam abriu as inscrições de filmes para a 19ª Goiânia Mostra Curtas. Elas devem ser ser feitas até o dia 4 de julho de 2019, pelo site www.goianiamostracurtas.com.br. A participação será gratuita e os filmes vencedores das mostras competitivas ganharão o Troféu Icumam, além de prêmios em produtos e serviços fornecidos por parceiros da indústria cinematográfica, com foco no incentivo à produção. Além do júri popular, o júri oficial que elegerá os vencedores será formado por realizadores, roteiristas, diretores, críticos e pesquisadores com atuação nacional.

 

Podem participar filmes de ficção, de documentário, experimentais e de animação com duração máxima de 25 minutos, realizados a partir de 1º de janeiro de 2018 e que tenham cópia de exibição em formato de acordo com as especificações técnicas previstas no regulamento disponível no site oficial do evento. A lista de obras selecionadas será divulgada até o dia 22 de julho, também pelo site do festival, podendo haver prorrogação à critério da organização.  

 

A 19ª Goiânia Mostra Curtas será realizada de 8 a 13 de outubro de 2019, no Teatro Goiânia.  Será composta por cinco mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Cinema nos Bairros e 18ª Mostrinha. O festival contará  também com programação paralela, incluindo lançamentos literários, debates, encontros com realizadores, laboratórios de roteiros audiovisuais e oficinas essenciais para a formação, qualificação e capacitação de forma elevada dos participantes. Esta edição contará, ainda, com a Feira Audiovisual, um espaço pensado para reforçar a continuação da feitura de curtas-metragens, discutir a sua importância no Brasil e de como este formato é fundamental para representar o cinema brasileiro no exterior. Estarão presentes cineastas, produtores, agentes internacionais de vendas, representantes internacionais, distribuidores, exibidores e representantes do governo e de agências de fomento.

 

A diretora-geral da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, ressalta que a história do festival tem relação íntima com o histórico de desenvolvimento do audiovisual em Goiás. O setor está em franco crescimento e desenvolvimento, com isso, a produção goiana está presente em eventos audiovisuais e festivais com premiações em longas e curtas. "Esse momento se deu por meio de festivais, da organização da sociedade civil, associações e entidades do setor audiovisual. Além disso, contribuíram para esse crescimento a criação de leis de incentivo, políticas públicas, festivais, universidades e cursos voltados para o setor de audiovisual", reforça.

 

A Goiânia Mostra Curtas, em seu início, atendia demandas primárias de formação e, agora, estimula atividades relacionadas ao mercado de forma avançada, pensando também na capacitação em quase duas décadas. "Todos os projetos do Icumam apresentam demandas não só do estado de Goiás, mas também de diversas regiões do país. Assim, a importância do festival não se dá apenas pela exibição e divulgação, mas também para a formação e qualificação profissional há quase duas décadas", explica Maria Abdalla.

 

A arte da 19ª Goiânia Mostra Curtas tem como base a obra que o artista plástico goiano Fernando Costa Filho cedeu para o festival. Pintor, desenhista e artista gráfico, Fernando Costa Filho pertence à geração da arte contemporânea de Goiás, sendo o precursor do desenho contemporâneo no Estado. Com mais de 40 anos de carreira, Fernando iniciou suas atividades em artes plásticas em 1963, em Brasília, e seguiu para São Paulo em 1971, onde seguiu paralelamente com atividades em projetos gráficos e publicidade. Participou de diversas exposições coletivas em Goiás e por todo o país, como Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.

 

Com base no tema afeto, encontro e união, as artistas gráficas e designers Beatriz Perini e Franxyk seguiram com as características do trabalho de Fernando, trabalhando sobreposições, cores vibrantes e diferentes estéticas reunidas. "Nos apropriamos da obra de Fernando para criar novas imagens e um alfabeto baseado em suas pinceladas para transformarmos as texturas de seu quadro em um padrão", explicam as artistas.

 

A Goiânia Mostra Curtas é realizada pelo Icumam Cultural e Instituto, com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual - FSA e Agência Nacional do Cinema – Ancine, e apoio da Unimed, Sesi Goiás e Sebrae Goiás. O Icumam busca outros parceiros junto a empresas, parcerias institucionais e organizações do terceiro setor para sua realização. 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]