site logo
 

PUBLICIDADE

img

Goiânia recebe seletiva do Prix de Lausanne0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 28/09/2018 09:09

 

Gregory Batardon


Pela primeira vez, o Brasil irá receber Pré-Seletiva para o Prix de Lausanne, que é uma das maiores competições de dança do mundo. A seleção será neste sábado (29) e domingo (30), em Goiânia, realizada pelo Conselho Brasileiro da Dança (CBDD) e produzida pelo Studio Dançarte, das irmãs Ariadna e Gisela Vaz, presidente do CBDD. O evento reunirá bailarinos de diversas nacionalidades, que serão avaliados por grandes profissionais da dança reconhecidos internacionalmente. 
 
 
Ao final da seletiva, quatro competidores serão escolhidos para disputar o 47º Prix de Lausanne, que será promovido de 3 a 10 de fevereiro de 2019, na Suíça. Realizada anualmente desde 1973 pela Fondation en Faveur de l'Art Chorégraphique, a competição suíça tem como principais prêmios bolsas de estudos e de estágio em algumas das escolas e companhias de dança mais renomadas do mundo, como The Royal Ballet, da Inglaterra, American Ballet Theatre, dos Estados Unidos, e Stuttgart Ballet, da Alemanha. 
 
 
A Pré-Seletiva, que geralmente é realizada na Argentina ou no Uruguai, será promovida pela primeira vez no Brasil, reunindo bailarinos nascidos entre 9 de fevereiro de 2000 e 9 de fevereiro de 2004. O processo seletivo será feito no Teatro Rio Vermelho. O público poderá conferir a final da seleção, com entrada gratuita, na tarde de domingo (30). 
 
 
O corpo de jurados do evento será composto por cinco professores e ex-primeiros bailarinos de quatro países, como Kathryn Bradney, dos Estados Unidos, que é a atual diretora artística e executiva do Prix de Lausanne. 
 
 
O cronograma da Pré-Seletiva para o Prix de Lausanne inclui diversas atividades ao longo dos dois dias de evento, como aulas com grandes profissionais da dança, ensaios e apresentações da competição, que consistem em um solo de ballet clássico e um solo de contemporâneo por competidor. Cada bailarino apresentará uma coreografia de ballet que escolheu entre as variações clássicas de ballets consagrados internacionalmente listadas pela organização do evento. 
 
 
A lista inclui ballets como Giselle, O Lago dos Cisnes, Don Quixote, Napoli, Le Corsaire, A Bela Adormecida, La Bayadère, La Fille Mal Gardée, La Sylphide, Coppelia, Paquita e Raymonda. Já a variação contemporânea, que não conta com uma lista pré-determinada pela organização, é um solo escolhido livremente pelo competidor. O evento começará às 8h30 deste sábado (29), quando cada bailarino receberá informações sobre sua inscrição, número que utilizará durante o processo avaliativo e vestiário que está à sua disposição para uso. 
 
 
Os competidores serão separados nas categorias Júnior (nascidos entre 10 de fevereiro de 2002 e 09 de fevereiro de 2004) e Sênior (nascidos entre 09 de fevereiro de 2000 e 09 de fevereiro de 2002). Os participantes da categoria Júnior terão uma aula de ballet clássico das 9h30 às 11 horas, enquanto os da categoria Sênior farão a aula das 11h15 às 12h45. Já das 12h45 às 14 horas, serão realizados os ensaios das variações clássicas da categoria Júnior. 
 
A programação será retomada meia hora depois, com a aula de contemporâneo para todos os bailarinos, que se encerrará às 16 horas. Das 16h15 às 17h30, os participantes da categoria Júnior poderão ensaiar suas variações contemporâneas. Já os competidores da categoria Sênior revisarão as variações clássicas das 17h30 às 18h15 e as variações contemporâneas das 18h15 às 19h30, encerrando, assim, o cronograma do primeiro dia da Pré-Seletiva. 
 
 
As aulas de ballet clássico serão ministradas pela diretora do Prix de Lausanne, Kathryn Bradney, enquanto a de contemporâneo será comandada pelo gerente de produção do Prix de Lausanne, Igor Piovano. As atividades de domingo (30) são destinadas à apresentação das coreografias de cada participante para o júri, com a consequente escolha dos vencedores. A programação desse dia terá início às 09 horas, com o aquecimento dos bailarinos, até às 09h45. 
 
 
As variações clássicas e contemporâneas de todos os competidores serão apresentadas para o corpo de jurados das 10 horas às 12h30. Depois disso, o júri fará uma reunião e anunciará quem serão os finalistas às 13h15. Os participantes escolhidos para a final da seleção terão das 13h30 às 14h30 para ensaiar suas coreografias, a fim de apresenta-las novamente das 14h45 às 15h45. A banca de jurados fará uma nova reunião e revelará, às 16h30, os quatro vencedores da Pré-Seletiva, que irão disputar o Prix de Lausanne, na Suíça. 
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]