site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Trilheiros percorrem o Caminho de Cora Coralina0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 05/07/2019 16:08

 

Um grupo com 13 pessoas de várias partes do país, liderado pelo goiano Ariston Meireles, se formou para desbravar o interior de Goiás e percorrer os mais de 300 quilômetros do Caminho de Cora Coralina, entre Corumbá e a Cidade de Goiás. 

 

Eles se conheceram quando percorreram o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, em 2018. Durante a viagem, Ariston, que já havia completado algumas etapas do Caminho de Cora Coralina, sugeriu aos amigos que fizessem a trilha goiana, que à semelhança do percurso europeu, também reúne natureza, cultura, gastronomia, história, tradição e proporciona autoconhecimento e transcendência. “Eu acompanho o Caminho de Cora Coralina desde antes da implementação, quando ainda era só um projeto. Então, como sei que todo mundo ama fazer trilhas, decidi propor para que eles conhecessem o Caminho de Cora. Eu gosto de apresentar a cultura do meu Estado”.

 

O grupo iniciou a caminhada no dia 29 de junho, partindo do município de Corumbá. A previsão de chegada ao último trecho, a Cidade de Goiás, é para o dia 9 de julho. Segundo Ariston, o importante é aproveitar o percurso. “Nós fizemos o planejamento para percorrer em onze etapas, mas não está descartada a hipótese de ficar um dia a mais em determinado trecho se a gente encontrar um lugar legal para ficar”, afirma.

 

Inaugurado em abril de 2018, o Caminho de Cora Coralina é uma trilha de longo curso que liga oito cidades históricas, oito povoados e três unidades de conservação ambiental do estado de Goiás. Seu ponto de partida é a cidade de Corumbá de Goiás, passando por Pirenópolis, Cocalzinho, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari e Itaberaí até chegar à Cidade de Goiás, terra da poeta que dá nome ao percurso. Também fazem parte do roteiro os parques estaduais da Serra dos Pirineus, da Serra de Jaraguá e da Serra Dourada, os povoados de Caxambu, Radiolândia, Vila Aparecida, Alvelândia, Palestina, São Benedito, Calcilândia e Ferreiro.

 

Ao longo do trecho há locais para caminhadas em trilhas, cavalgadas, cicloturismo, arvorismo, rapel, escalada, tirolesa e boia-cross, em meio à paisagem única do Cerrado, com serras, nascentes, cachoeiras, quedas d’água e corredeiras, além dos rios e córregos. O passeio oferece vivências na natureza, incentiva a melhoria da infraestrutura e a sinalização das unidades de conservação, promovendo o turismo aliado à preservação do meio ambiente. Com isso, transforma a rota usada pelos Bandeirantes, há centenas de anos, em uma estrada a ser percorrida por quem busca lazer ao ar livre, aliado à cultura e tradição histórica da região. 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]