site logo
 

PUBLICIDADE

img

Zoroastro Artiaga realiza exposição dedicada a mulheres Inỹ Karajá0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 20/09/2022 01:22

 

O Museu Zoroastro Artiaga, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), abriu nesta segunda-feira (19/09), a exposição digital Ixitkydkỹ: um olhar sobre os vestires tradicionais das mulheres Inỹ Karajá.

 

A mostra integra a programação da semana da 16ª Primavera dos Museus, evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com as instituições museológicas de todo país. Até domingo, dia 25, o público poderá conferir a rica tradição vestimentar desse povo pelo site.

 

A exposição apresenta características e artefatos dos vestires tradicionais das mulheres Inỹ Karajá, habitantes imemoriais das margens do Rio Araguaia cuja população aldeada de cerca de 4 mil pessoas está distribuída em 27 aldeias, que se estendem pelos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará.

 

Sua vasta produção material inclui técnicas de construção de casas, produção de cestarias, adornos, plumárias, vestimentas e as conhecidas bonecas de cerâmica ritxòkò (registradas como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

 

A concepção da mostra se deu de forma colaborativa entre indígenas e não indígenas, com curadoria de Waxiaki Karajá e Tuinaki Koixaru Karajá — selecionando objetos musealizados do acervo do Museu Zoroastro Artiaga, o primeiro museu da cidade de Goiânia. O formato digital foi escolhido para ampliar o acesso, e atrair muitos dos Inỹ Karajá, que podem conhecer a exposição, sem o deslocamento desde as aldeias por meio de seus celulares, tão amplamente usados.

 

Os registros fotográficos e vídeos foram produzidos por Hawalari Coxini, Rafaella S. Coxini Karajá e Juanahu Inỹ. Há, ainda, um recurso que poderá alcançar o público deficiente visual e cego que se trata de relatos gravados em áudio sobre o saber-fazer dos objetos e seu contexto de uso. Para que os visitantes possam interagir de um modo diferente com a temática da exposição, houve também o desenvolvimento de jogos pela Bárbara Freire e Vitória Avelar.

 

O projeto é uma ação de extensão universitária promovida pelo Grupo de Pesquisa Indumenta: dress and textiles studies in Brazil (UFG/CNPq), em parceria com o Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga (Muza), com patrocínio do RE-FARM CRIA 2022, um edital do Instituto Precisa Ser e da marca de moda Farm.

 

SERVIÇO:

Exposição: Ixitkydkỹ: um olhar sobre os vestires tradicionais das mulheres Inỹ Karajá

Quando: De 19 a 25/09

Local: www.vestiresmulheresinykaraja.com

Acesso gratuito

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]