Carnaval “Nª Srª dos Navegantes" estreia em Itacaiú | 0 comentário |
Vem Aí
Publicado em 07/08/2024 01:16
A Bumerang Produções realiza em Itacaiú, nos dias 17 e 18 de agosto, o carnaval fora de época “Nossa Senhora dos Navegantes". O projeto aprovado pelo Edital nº 13/2023 da Lei Paulo Gustavo – Povos Tradicionais e Originários busca contribuir para a preservação da identidade cultural do distrito.
Trio elétrico, adoração e shows de artistas locais é o que está previsto na programação do carnaval “Nossa Senhora dos Navegantes”. O evento vai acontecer no distrito de Itacaiú – localizado a 378 quilômetros de Goiânia-GO, próximo à Praia dos Goianos.
A festividade é um chamado para as pessoas celebrarem juntas, compartilharem histórias e também receberem as bênçãos da protetora das tempestades e demais perigos do mar e dos rios.
O festejo de Nossa Senhora dos Navegantes é inspirado na tradição secular realizada em Cascais, Portugal, durante a segunda quinzena de agosto. O evento começará sábado (17) às 10h, com uma cerimônia especial de coleta de cartas dos fiéis, em seguida terá o cortejo da santa e o translado da imagem do trio para o bote - em um ponto estratégico do rio Araguaia, onde permanecerá ao longo do evento. No domingo (18), haverá orações na praia e depois às 19h, o recolhimento do bote com a santa.
Segundo o diretor de produção, Cristiano Sousa, a inspiração para este projeto veio da necessidade de preservar as tradições e, ao mesmo tempo, estimular a economia local fora da temporada tradicional. “Sabemos que o Araguaia é uma fonte vital para a população de Itacaiú, e queremos honrar sua importância ao lado da celebração à Nossa Senhora do Navegantes”, destaca.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo da cidade de Britânia, Cláudio José Vasconcelos, essa é a primeira vez que ocorre o carnaval de Nossa Senhora dos Navegantes, no distrito de Itacaiú. “A expectativa é a melhor possível esperando o momento para começar e ser colocado no calendário das festas da nossa região”, complementa.
O projeto busca acolher diversas pessoas, promovendo a união, a celebração da fé, o respeito à diversidade e o fortalecimento dos laços comunitários.