site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Secult participa da 20ª Semana Nacional de Museus0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 16/05/2022 23:43

 

Foto: Edgard Soares


A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realiza, de 17 a 21/05, uma programação especial dentro da 20ª Semana Nacional de Museus. As atividades são gratuitas, coordenadas pela superintendência de Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico da Secult, e serão promovidas nas unidades de Goiânia e também do interior.

 

Roda de conversa, mesa redonda, aula aberta, videocast e visita guiada estão no roteiro do Arquivo Histórico Estadual, dos museus da Imagem e do Som (MIS), Pedro Ludovico, Zoroastro Artiaga, e do Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás.

 

A 20ª Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, em parceria com as instituições museológicas de todo país.

 

Neste ano, o tema da ação é: “O Poder dos Museus”, que referencia a importância de se reconhecer o poder dessas instituições. Se, por um lado, é possível falar no Poder dos Museus e seu caráter emancipador; por outro, é possível também reconhecer os Museus do Poder e seu caráter controlador, domesticador.

 

Confira a programação completa da 20ª Semana Nacional de Museu em Goiás:

 

MIS

17/05 - 09h às 11h

Aula aberta -  Mulheres no rock: audição de discos de vinil, a ser ministrada pela professora e Dra. Geórgia Cynara (Cinema e Audiovisual UEG). Na sequência, os participantes serão convidados a escolher e tocar os vinis previamente curados, tendo como eixo as mulheres do rock.

 

17/05  -  14h30 às 16h30

Mesa redonda - Pesquisas fotográficas: diálogos dentro e fora do museu

Convidadas: Dra. Ana Rita Vidica / UFG; Dra. Déborah Rodrigues Borges PUC/UFG; Ma. Marina Muniz Mendes FAV/UFG Ma. Ana Terra Curado da Rocha Ma. Mariana Capeletti/PUC

Transmissão: https://youtu.be/9iERHx6i0nA

Local: Sala Multimeios do Museu da Imagem e do Som - Centro Cultural Marietta Telles Machado. Praça Cívica

A mesa redonda é um encontro entre cinco pesquisadoras que tem como ponto comum a pesquisa com fotografias, que se dão em espaços diversos, dentre eles, o museu. São elas: Dra. Ana Rita Vidica (UFG), Dra. Déborah R. Borges (PUC/UFG), e as mestras Marina M. Mendes, Ana T. Curado e Marina C Capeletti, da UFG.

Dentro da temática, Ana Rita Vidica irá trazer um pouco da sua trajetória e a relação com o MIS em suas pesquisas. Déborah também apresentará suas experiências de pesquisa a fim de refletir sobre as similaridades e diferenças no trabalho de pesquisa em coleções e espaços de acumulação e exposição de fotografias que não são museológicos. Mariana Capeletti falará sobre a sua atual pesquisa em que utiliza arquivos por ela coletados e as montagens que faz, levando a uma discussão sobre memória, arquivo e museu.

Já Ana Terra Curado da Rocha também se debruça sobre sua atual pesquisa a respeito das doceiras da cidade de Goiás e seus acervos pessoais e o modo como se dá a construção de memórias como ‘museu dos corpos’. Marina Muniz irá tratar sobre a expressão estética e sobrevivência, a partir do trabalho de Ultima Thule, que transita entre poemas e fotografias, fora do espaço museal. O encontro propõe pensar a pesquisa com fotografias que tem como fio condutor os vestígios presentes no espaço do museu, em arquivos, acervos pessoais, a memória e a arte.

 

PALÁCIO CONDE DOS ARCOS – CIDADE DE GOIÁS

17/05 à 22/05 - 08h às 17h

Visita mediada à exposição do Palácio Conde dos Arcos

 

20/05 às 15h30

Videocast: A importância dos museus para Goiás como patrimônio mundial.

Palestrante: Pedro Henrique d'Ávila, arquiteto, mestre em Projeto e Cidade Local: Youtube - Secult/Goiás

 

MUSEU ZOROASTRO ARTIAGA

19/05 – às 15h

Videocast: Ressignificando Memórias no Museu Pedro Ludovico. Ma. Bárbara Yanara da Silva

O videocast será disponibilizado nos canais virtuais da Secult, e fala dos processos de desenvolvimento de projetos do MPL que objetivaram a ampliação socio-científica das memórias presentes na instituição.

 

20/05 -  às 15h

Videocast: O Poder dos Museus. Juliana Oliveira – Museóloga

O videocast será disponibilizado nos canais virtuais da Secult, e irá tratar sobre sobre a importância das unidades museológicas para o comunidade goiana

 

MUSEU PEDRO LUDOVICO

19/05  -   16h às 18h

​Roda de Conversa - "O Poder da Academia nos Museus", com

Júllia Carvalho e João Gonçalves (acadêmicos de Museologia), e Giulliano Ramos, coordenador do Museu Zoroastro Artiaga. Mediação: Museóloga Ma. Bárbara Yanara 

Local: Jardim do Museu Pedro Ludovico.

 

21/05 - 09h30 às 11h30 

Roda de Conversa  -  "Processos de capacitação e sentidos da

experiência museal ", com Julianna Carvalho de Oliveira, museóloga da Gerência de Museus da Secult Goiás. Mediação: Museóloga Ma. Bárbara

Yanara 

Local: Jardim do Museu Pedro Ludovico

 

ARQUIVO HISTÓRICO

18/05 – às 14h

Palestra com o tema: Patrimônio Histórico e Pesquisas Genealógicas em Goiás

Palestrante: Murah Rannier Peixoto Vaz, filósofo, teólogo e pesquisador de Genealogia

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]