As queixas de disfunção erétil, também conhecida como D.E, são muito comuns nos consultórios de endocrinologistas, urologistas, geriatras e até de ginecologistas. Suas causas são multifatoriais, algumas vezes complexas, outras vezes banais.
Por trás deste problema comum em todo o mundo, podem estar ocultas sérias patologias, inclusive com ameaça silenciosa à vida de seus acometidos. Dentre as causas mais comuns de D.E estão o diabetes mellitus, a hipertensão arterial, a anemia, a aterosclerose, a depressão endógena, as drogas lícitas e ilícitas, além de alguns medicamentos, entre outros.
Nunca devemos esquecer que assim como as mulheres mostram queda da libido e da função sexual global à época da menopausa (desde que não tratadas), os homens, com o passar do tempo e a partir dos 50 anos de idade, começam com uma queda lenta e progressiva do seu principal hormônio, a testosterona. Tal fato é hoje denominado DAEM (deficiência androgênica do envelhecimento masculino) e tem sérias consequências para a saúde masculina. A D.E é apenas a "ponta do iceberg" de uma verdadeira catástrofe na qualidade de vida do homem hipogonádico (que tem DAEM). Então, resumindo, gostaria de deixar um recado: Se tens D.E, procure um médico especialista, pois poderás estar com uma simples "nóia" ou à beira de um infarto.